top of page

Os Deuses Nórdicos Dominam o Mundo Pop



As mitologias fazem parte do nosso universo cultural há séculos. Seja diretamente, através de versões dos mitos originais, ou indiretamente, a partir de personagens emprestados para outras histórias.

Arrisco dizer que durante muitos anos, os mitos gregos e romanos dominaram as telas e os livros. Todos nós ouvimos falar muitas vezes de Zeus e seu panteão, da história de Hércules ou de Afrodite.

Thor é pop

No entanto, até 2011, poucos tinham familiaridade com termos como Asgard e Ragnarök. E por que 2011? Foi neste ano que o primeiro filme Thor da Marvel foi lançado mundialmente. A partir de então, a mitologia nórdica subiu a um novo patamar, Thor agora é pop.

Mais brutais e obscuros que os gregos, os mitos nórdicos se passam em um lugar frio e inóspito com finais extremamente trágicos. Curiosamente, a escuridão é balanceada com humor.

Na mitologia original Thor tem papel de patrulhar a fronteira entre o mundo dos homens e dos deuses com seu poderoso martelo Mjöllnir. Apesar de ser um forte guerreiro, ele não é conhecido por sua inteligência… O humor nórdico aparece às vezes de forma inusitada, há um mito, por exemplo, em que Thor é obrigado a se vestir como uma noiva.

O Universo Marvel adaptou os mitos como necessário para torná-los mais adequados ao público jovem. O humor foi mantido, porém a complexidade dos deuses não é refletida nos filmes. Loki e Thor são representados como um vilão e um herói perfeitos sem suas nuances.

Além da Marvel

Para o bem ou para o mal, a Marvel trouxe a mitologia nórdica para o dia a dia de muitas famílias. Porém, lendas e mitos nórdicos já foram utilizados em muitos outros filmes e séries como o 13o Guerreiro (1999), A Lenda de Beowulf (2007) e Outlander - Guerreiro vs Predador (2008).

Selecionei três filmes/séries mais recentes com essa temática:

1. O Homem do Norte (2022)




O filme se baseia na lenda escandinava de Amleth, que foi a inspiração direta de Shakespeare para a criação de Hamlet. Contém referências à mitologia nórdica, incluindo Odin e as Valquírias.

Um fato interessante sobre o Homem do Norte é que Amleth foge para o norte da Alemanha, a mesma região que posteriormente seria habitada pelos pomeranos. Para escapar da morte ele se refugia com uma tribo local. Podemos especular que essa tribo, seus valores e estilo de vida tem uma relação muito forte com a origem dos povos pomeranos. A imigração pomerana e a sua cultura são pano de fundo do meu livro de fantasia, Árvore de Família.

2. American Gods (2017-2021)

American Gods é uma série com três temporadas disponível na Amazon Prime. Baseada no livro homônimo de Neil Gaiman, trata do conflito entre os deuses antigos e os novos na modernidade. Um de seus personagens principais é o Sr. Wednesday, Deus Odin. Infelizmente a série foi cancelada em 2021 e não possui um desfecho.

3. Vikings (2013-2020)



Com seis temporadas, a série não se baseia na mitologia nórdica, mas sim em suas lendas. Disponível na Netflix, ajuda a imaginarmos o contexto em que os grandes mitos nórdicos foram disseminados.

Para saber mais sobre mitos, lendas e literatura fantástica, me segue nas redes sociais: Instagram e TikTok.

Comentarios


bottom of page