top of page

Quem são os Navky na mitologia wendish


As crianças que morriam sem ser batizadas se tornavam Navky

Os mitos são utilizados por séculos como uma forma de passar conhecimento de uma geração a outra. Também foram utilizados para, digamos, incentivar certos comportamentos que eram considerados os mais adequados para a época.

Ao invés de ver o mundo através da lente dura da ciência, os mitos trazem uma explicação lúdica para situações do dia a dia. Eles servem para explicar tudo o que faz parte do universo de uma cultura ou de um povo.

Navka ou Navky (plural)

As histórias sobre os Navky foram mudando com o tempo. Na mitologia wendish, inicialmente, os Navky serviam mais como uma história para tranquilizar as mães sobre algo que não parecia natural - a morte prematura de uma criança.

Há indícios de que antes do século XVIII acreditava-se que quando as crianças pequenas morriam, elas se transformaram em espíritos da natureza, vivendo nas florestas perto de lagos em sua forma humana ou como pássaros.

Posteriormente, o significado de Navky mudou. Então, passou-se a dizer que as crianças não batizadas ou que foram afogadas por suas mães se transformam em Navky. De certa forma, o mito passou a ser utilizado para salientar a importância de seguir regras religiosas.

Porém, os Navky não são mais vistos como seres que fazem parte da natureza de uma maneira benéfica. Eles passaram a ser vistos como espíritos amaldiçoados.

Alguns dizem que essas crianças amaldiçoadas têm a aparência de bebês ou de lindas menininhas com cabelos cacheados. Eles ficam nas florestas tentando atrair os que passam com seu choro ou com suas risadas infantis. Os que seguem esse chamado são enfeitiçados por sua beleza e serão levados à morte.

Ainda dizem que os Navky estão ressentidos com quem não os batizou e ficam eternamente clamando para que alguém os salve. Portanto, a única forma de acabar com o seu sofrimento é dizer: “Eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Se ninguém disser isso para o Navka, ele ficará vagando em bosques próximos a lagos ou pântanos por sete anos. Após esse período se transformará em uma ninfa da água.

Navka em Árvore de Família

No meu livro, Árvore de Família, eu utilizo vários aspectos da cultura pomerana, das mitologias eslava, wendish, grega, etc. para criar um universo de fantasia único. Em alguns casos, eu me inspiro nos mitos e estes servem como base para a minha imaginação criar um personagem totalmente singular e novo. Em outros, como no caso dos Navky, eu utilizo o mito ou lenda de maneira mais literal para caracterizar as crenças de certo personagem.


Para saber mais sobre mitos e lendas, me segue nas redes sociais: Instagram e TikTok.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page