Livro de estreia de Rosane da Veiga Faria vasculha seres e ocorrências inverossímeis, em narrativa que mescla o universo mágico com a tradição e a cultura do povo Pomerano.
Um homem congela no verão mais quente de todos os tempos, em Porto Alegre, Sul do Brasil. O fato causa estranheza e nenhum tipo de tratamento reverte a situação. Até que um desconhecido chega da Austrália para investigar o ocorrido. Descendente de Pomeranos, cuja linhagem é procurada por ele sem muito sucesso, o homem vê nas evidências semelhanças com uma maldição que assombra sua família há anos. Começa assim a narrativa de Árvore de Família: a morte de um é a herança de outro, primeiro livro de Rosane da Veiga Faria. A autora promove sessão de autógrafos de lançamento no dia 29 de setembro, das 17h às 20h30, no café Dona Quitanda, em Porto Alegre.
Em Árvore de Família: a morte de um é a herança de outro, a autora vasculha seres e ocorrências inverossímeis, em uma narrativa que mescla o universo mágico com a tradição e a cultura do povo Pomerano. No Brasil, o povo Pomerano viveu em comunidades isoladas, por um longo período. Seus descendentes ainda vivem em colônias, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Espírito Santo, e conservam traços da tradição.
O livro segue a máxima descrita pelo filósofo Tzvetan Todorov (1939-2017): dentro da nossa realidade regida por leis, ocorrências que não podem ser explicadas por estas leis incidem na incerteza de serem reais ou imaginárias. Os personagens convivem com seres fantásticos e situações assombrosas. Na história, os bons presságios da lua cheia revelam entes da escuridão e lhe tiram os poderes. Por outro lado, a lua negra traz os maus presságios e aumenta a força e a energia de criaturas das trevas. Mas todos sabem: o tiro da bruxa, depois de lançado, se for quebrado de maneira indevida, sela o destino do amaldiçoado de maneira fatal. Cabe ao leitor decifrar o mistério da história.
A AUTORA
Rosane da Veiga Faria nasceu carioca, mas é gaúcha desde muito pequena. Formou-se em Biblioteconomia na UFRGS. A paixão pela leitura a levou ao amor pela escrita. Sempre produziu seus próprios textos, em que a imaginação e a fantasia são soberanas. Nas leituras, também as histórias fantásticas prevalecem – J. R. R. Tolkien, sobretudo, com seu mergulho na mitologia nórdica. Rosane embarcou com o autor de O Senhor dos Anéis nessa viagem e, em leituras e pesquisas, descobriu o povo wendish, a origem dos Pomeranos, que imigraram da região do Mar Báltico, entre as atuais Alemanha e Polônia, para o Brasil, por volta de 1860. O próximo passo foi empreender estudos e viagens pelo Sul do país e pela Alemanha, por uma década, até que não houve mais jeito: nasce o seu primeiro livro, que é lançado agora.
Mais informações: livroarvoredefamilia@protonmail.com
Compre AQUI!
Comentarios