top of page

Da Página para a Tela: Livros de Fantasia que Fascinaram o Cinema



Quando o assunto é livros de fantasia que foram transportados para o cinema, os mesmos títulos de sempre aparecem: O Senhor dos Anéis, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia.

Os reais amantes da fantasia sabem que o universo fantástico vai muito além. Prometo que não vou citar nenhum desses clássicos, mas nesse post você vai encontrar uma lista de livros de fantasia incríveis, incluindo uma polêmica envolvendo um escritor brasileiro.

O realismo mágico de "Como Água para Chocolate", de Laura Esquivel


Em "Como Água para Chocolate", somos apresentados a Tita e sua história de amor, família e culinária, ambientada em um cenário repleto de realismo mágico. A realidade de Tita é a de muitas mexicanas, ela encontra autonomia no único espaço em que lhe é permitido - a cozinha.

A adaptação para o cinema de 1994 manteve a essência emocional e sensorial do livro. Os espectadores são convidados a explorar uma realidade mágica onde os sentimentos são traduzidos em sabores e aromas.




Muita aventura e fantasia em "A Torre Negra", de Stephen King


A saga épica de Stephen King, "A Torre Negra", mescla ficção científica, fantasia e faroeste em uma narrativa complexa e envolvente.

O filme de 2017 trouxe à vida o pistoleiro Roland Deschain e sua jornada para alcançar a misteriosa Torre Negra, transportando os fãs da obra original para um universo repleto de magia, perigo e mistério.


A acusação de plágio de “A Vida de Pi”, de Yann Martel


Agora vamos para a polêmica.

"A Vida de Pi" é uma obra que nos leva a uma jornada extraordinária de aventura, espiritualidade e sobrevivência.

O livro narra a história de um jovem indiano chamado Pi que sobreviveu a um terrível naufrágio. Pi passa por diversos desafios ao ficar à deriva por 200 dias na companhia de um tigre de bengala.

Yann Martel foi acusado de plágio pela semelhança de sua história com a obra de Moacyr Scliar, Max e Os Felinos. Alega-se que ambas as histórias compartilham elementos como um personagem principal em um barco com animais selvagens, enfrentando desafios de sobrevivência.

Max e os Felinos foi lançado no Brasil em 1980 e no Reino Unido em 1990, já A Vida de Pi, em 2001. Martel nega o plágio, diz que se inspirou em uma crítica da obra de Scliar e não no livro em si. Posteriormente Martel inseriu uma nota de agradecimento no prefácio de A Vida de Pi.

A adaptação para o cinema encantou o público com sua beleza visual e delicadeza emocional. Dirigido por Ang Lee, o filme foi o ganhador de 10 Oscars em 2013, incluindo o de melhor filme e diretor.

A magia e a poesia presentes na obra original foram transportadas para as telas de forma magnífica, criando uma experiência cinematográfica inesquecível.

A intensa mistura de terror e fantasia em "Entrevista com o Vampiro", de Anne Rice

A obra de Anne Rice que deu origem ao filme "Entrevista com o Vampiro" é um clássico moderno da literatura fantástica, explorando a complexidade dos vampiros e sua relação com a humanidade. A trama se desenrola a partir de um vampiro de 200 anos que decide contar sua vida a um repórter.

A adaptação cinematográfica (1994) trouxe à vida os personagens imortais de Rice de uma forma fascinante, mergulhando os espectadores em um mundo de escuridão, sedução e mistério.

Para aqueles que buscam entretenimento de qualidade essas obras, principalmente os originais,são verdadeiros tesouros a serem descobertos e apreciados. Adicione esses títulos à sua lista de leitura e deixe-se envolver pelo encantamento que só a literatura fantástica pode proporcionar.


Para continuar a conversa sobre literatura fantástica, me segue nas redes sociais: Instagram e TikTok.

Comments


bottom of page